domingo, 5 de agosto de 2012

Entrevista com Nayara Konno


Dona de uma voz doce e cativante, Nayara Konno se mostra ao mundo na companhia de seu violão e bons acordes. Desde muito cedo, manteve uma relação íntima com a música e hoje, com dois clipes independentes gravados e músicas tocando em algumas rádios do país, a jovem cantora esbanja talento e caminha rumo ao primeiro EP.


[por  Sarah Pera]


Você esteve envolvida com música desde muito cedo. Quando começou a compor?

Comecei a compor por volta dos 15 anos de idade, época em que eu já tirava alguns acordes no violão e em que comecei a descobrir minha voz, por conta da timidez. Escrevo sobre o que penso, sinto, como vejo o mundo, e conto diversas situações que eu ou amigos já passaram. Acho que é uma das formas que mais consigo me expressar.


Que artistas e trabalhos influenciam seu trabalho?

Curto muito hardcore, MPB, erudito, pop rock, folk, rock britânico, entre outros, não me limito muito a estilos musicais. Tenho uma grande admiração pelo som de Zeca Baleiro, Pato Fu, Dead Fish, Jason, Artic Monkeys, Arnaldo Antunes, Tom Zé, Alexz Johnson, Ikimono Gakari... Nem todos transparecem no som que faço, mas essa mistura me influencia bastante na hora de criar.

Como foi gravar o clipe de "+Amor -Rancor" e "Cachorro Magro"? De quem foi a ideia dos dois clipes?

Foi uma grande alegria gravar "+Amor -Rancor", pois foi o meu primeiro clipe e pude ter a presença de grandes amigos. Não tínhamos roteiro, apenas algumas ideias como as bexigas e placas de abraços grátis. Filmamos num domingo de sol no Parque do Ibirapuera, rolou uma roda de violão, distribuímos bexigas e abraços ao pessoal do parque. Por acaso, encontramos a galera do grupo Free Hugs SP, que nos avistou com as plaquinhas e correram em nossa direção, formando uma "corrida de abraços" bem empolgante.
A ideia de fazer o clipe partiu do Cleber, que fez a produção musical, e então fomos anotando tudo o que seria interessante usarmos no clipe para passar a mensagem da música.

"Cachorro Magro" foi bem espontâneo. Eu havia passado a tarde com o Cleber e o Dobrado no estúdio, e resolvemos fazer um vídeo. Imaginei que seria como os vídeos caseiros que costumo publicar vez ou outra na internet, mas como o estúdio era um belo cenário para produzirmos aquilo, não pensamos duas vezes e fizemos algo mais trabalhado. Meia-noite gravamos o áudio de violão e voz num canal só, filmamos vários takes em uma das salas do estúdio que tinha a iluminação diferente e já partimos para a edição, que terminou às quatro da madrugada. Acabados e sonolentos, deixamos o vídeo subindo no YouTube, capotamos e lançamos pela manhã. A resposta do público foi ótima. Temos planos de fazer um clipe oficial no futuro.

Temos uma cena emergente para a "nova MPB", acha que seu trabalho se encaixa nessa definição? 

Talvez, pois é difícil se encaixar numa coisa só. A "nova MPB" está trazendo um leque de artistas bem diferentes, se destacando e ganhando mais espaço. Acho que não tem um padrão específico nessa cena, e que por hora o tal "padrão" venha a ser essa diversidade de sons, sem perder as características da música brasileira. Se a "nova MPB" for algo assim, eu diria que se encaixa sim. Mas sempre me pergunto isso, rs. 

Você começou a se mostrar a partir de versões de músicas conhecidas e de artistas independentes. Pretende continuar ou quer explorar mais seu trabalho autoral?

Gravar versões sempre foi uma espécie de laboratório para mim, mudando arranjos, detalhes, e adicionando instrumentos diferentes, como uma espécie de customização. Então não pretendo abandoná-las, mas a atenção maior será para o material autoral.

Quais são suas próximas metas?

Gravar mais um clipe esse ano, lançar um EP assim que possível, e fazer mais shows por São Paulo e em outros estados.

O que espera do Festival Som de Bolso?

Será uma boa troca de experiências nesse encontro musical de paulistas e gaúchos. Acho que o festival só tem a reforçar a nossa cena independente! Estou ansiosa! :)

Facebook: facebook.com/pages/Nayara-Konno/200587313303453
Youtube: youtube.com/nayarakonno
Reverbnation: reverbnation.com/nayarakonno
Soundcloud: soundcloud.com/nayarakonno



2 comentários:

Pablo Almeida disse...

Tive chance de conhecer o trabalho dessa grande artista pela internet. Acredito que ela tem muito a crescer nesta pauta que ela escolheu para compor sua vida.
Com certeza vai ser um sucesso no festival!
Parabéns Nayara Konno!

Aline Souza disse...

Coisa rara, hoje em dia é encontrar pessoas tão jovens e com tanto bom gosto e talento! Nayara Konno tem um talento indiscutível, uma voz deliciosa e essa sensibilidade que misturada com música só poderia dar em coisa boa! Essa garota vai longe!!! Parabéns, Naná!!! ^^