sábado, 28 de fevereiro de 2015

Entrevista com Jéf



Jéf encanta pela leveza de suas canções. Não à toa, seu primeiro EP no projeto solo se chama "Leve" e nos cativa pela simplicidade, sinceridade e pelo amor genuíno em suas letras. O músico gaúcho de Três Coroas- RS venceu a última edição do Breakout Brasil, da Sony, mas carrega em sua essência a humildade de quem está disposto a transmitir bons sentimentos a quem sua música puder alcançar.


É possível notar que você possui um olhar sensível sobre o mundo ao redor e isso sem dúvida reflete em suas letras. Como funciona seu processo de composição?

- Meu processo de composição é meio maluco. Eu procuro me abastecer de muito conteúdo, músicas, livros, filmes e na vida de verdade, no cotidiano, na história das pessoas, e aí, do nada, alguma coisa surge na minha cabeça. Uma ideia de letra ou melodia. Aí gravo no celular ou anoto em algum lugar, e depois, se aquilo ficar insistindo na cabeça, eu tento trabalhar em cima para finalizar. As vezes surgem músicas ou letras inteiras na cabeça. É meio estranho isso, mas é muito bom.

Além da preocupação com as músicas, há também um cuidado estético, a criação de uma identidade visual que se nota tanto na arte de "Leve" quanto no seu material de divulgação em redes sociais. Quem é responsável por esse conteúdo? Você costuma acompanhar de perto esses processos?

- Como eu sou publicitário, eu procuro ter esse cuidado especial com meu trabalho. Não só com a música, mas com tudo que envolve. Tenho uma amiga que gosto muito do trabalho que é quem cuida da fanpage junto comigo, ela quem cria o conteúdo em si, a Rose Böck. Ela programa os posts e me envia, aí vejo se está tudo legal, escrevo o texto. Enfim, é um trabalho bem de perto, que fazemos com muito carinho. A arte do "Leve" foi feita pelo artista gráfico Leo Lage e pelo fotógrafo Gabriel Not. Também, acompanhei de perto, trocamos muito e-mails, telefonemas até que o resultado ficasse ok para todos nós.

Você chegou a manifestar sua admiração pelo trabalho do Lucas Silveira, da Fresno. Como foi trabalhar com ele na produção do seu próximo álbum?

- Foi muito legal, experiência incrível. Admiro muito o trabalho dele, mesmo. Ele é um cara que é referência pra nova geração, e que muitos artistas já consagrados estão começando a se ligar, como o RPM, o Skank (Lucas escreveu uma letra para eles no disco novo). Enfim, poder trocar experiência com ele, ouvir o que ele tem pra dizer e todo o carinho que ele dedicou ao meu trabalho foi algo muito especial. Fiquei muito feliz.

O que mudou na vida do gaúcho que trabalhava em uma fábrica de sapatos e que hoje é vencedor do reality Breakout Brasil e dono de um contrato com a Sony Music?

- Pois é, ainda está mudando. Antes a música era uma coisa que eu fazia quando tinha tempo, agora estou vivendo disso, é minha prioridade, é o sonho que eu tinha. Tenho me dedicado a isso e está sendo muito legal.

É a primeira vez que apresenta seu trabalho solo em São Paulo. Qual a expectativa para sua passagem por aqui?

- A expectativa é muito boa. Muita gente estava mandando mensagens, entrando em contato, pedindo shows em São Paulo, espero que essa galera compareça, haha. Muito feliz em poder levar minha música e o que eu amo fazer para outros lugares. Espero ser bem recebido, farei tudo com o maior carinho, sempre.





Nenhum comentário: